Vipassana

A Meditação Vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia, há mais de 2.500 anos,foi uma das tecnicas que levou o BUDA ,Gautama ao estado " Iluminado "   . Vipassana significa "ver as coisas como elas realmente são". É um processo de autopurificação através da auto-observação. Começa-se por se observar a respiração natural, a fim de se centrar na mente. Com a plena atenção aguçada, se segue a observação da natureza mutável do corpo e da mente e se experimentam as verdades universais da impermanência, do sofrimento e da falta de substância do ego. Este processo de realização através da experiência direta é o processo da purificação. O caminho (Dharma)é um remédio universal para problemas universais, não tendo qualquer relação com nenhuma religião organizada ou sectarismo. Por esta razão, pode ser praticado livremente por todos, em qualquer tempo ou lugar, sem criar conflitos devido à raça, comunidade ou religião a que se pertença, sendo igualmente benéfico para todos e cada um,resultanto num estadio final de Bodhissatva em trocar o "EU" por todos.

 

 A sua iniciação é normalmente ministrada em retiros por periodos de 10 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é a Vipassana:

  • Uma técnica para erradicar o sofrimento.
  • Um sistema de purificação mental que nos permite enfrentar todas as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada.
  • Uma arte de viver que permite uma contribuição positiva para a sociedade.

A meditação Vipassana permite alcançar as metas espirituais mais elevadas: a libertação total e o pleno despertar. O Seu propósito não é curar as enfermidades físicas, mas como consequência da purificação mental, desaparecem muitos dos distúrbios psicossomáticos. Efetivamente, a Vipassana elimina as três causas maiores de toda infelicidade: ganância, aversão e ignorância. Com a prática contínua, a meditação elimina as tensões que tendem a se desenvolver na vida diária, desmanchando os nós que foram atados por nosso velho hábito de reagir de forma desequilibrada às situações agradáveis e desagradáveis,libertando-nos do EGO e do APEGO numa etapa final.